terça-feira, 11 de agosto de 2009

Far cry 2 Review!!!

A continuação da série Far Cry agora se passa no continente africano, onde por de trás das belas e vastas paisagens, se esconde uma terrível realidade.

Ao contrário do primeiro título, a Crytek não esteve por trás do desenvolvimento de Far Cry 2, essa responsabilidade coube antes à Ubisoft Montreal, que teve perante mãos um verdadeiro desafio de trazer aos jogadores um título capaz de fazer o mesmo feito que o Far Cry original.

Far Cry 2 é totalmente diferente do seu predecessor, pois não há qualquer ligação na história, bem como a inexistência de monstros, virando-se agora para um mundo real. Para tal a Ubisoft desenvolveu um novo motor gráfico especificamente para Far Cry 2, capaz de reproduzir com um realismo impressionante toda uma paisagem africana, bem como as suas variações climatéricas.

O principal objectivo é encontrar e matar um poderoso traficante de armas conhecido por Jackal, responsável por fornecer armamento a duas facções rivais que surgiram após o colapso do governo local. Para isso iremos explorar florestas, savanas, aldeias e vilas, completando diversas missões da forma como bem entendermos, criando amizades ou rivalidades com outros mercenários. De salientar é o facto de que cada ação que tomarmos ao longo do jogo, irá afectar de alguma maneira os acontecimentos futuros, havendo assim um grande dinamismo à volta de toda experiência.

No que toca a armas, temos as do costume deste tipo de jogos, juntando ainda cocktails molotov, machetes, e o belo do lança chamas! Uma particularidade interessante é o facto das armas se degradarem com o tempo, encravando por vezes nos momentos menos oportunos e podendo mesmo explodir.

Numa vasta área de 50 Km² é essencial a existência de veículos para nos deslocarmos facilmente, por isso podem contar com carros, jipes, barcos, e até a clássica asa delta, existente também no primeiro Far Cry. Porém podem apanhar o autocarro que nos leva diretamente à paragem escolhida. Tal como as armas, os veículos também se avariam, porém podemos dar uso às nossas skills de mecânico, e repará-los no momento.

Cabe ao jogador decidir a forma como as missões são feitas. Tanto pode optar por entrar a matar contra tudo o que se mexe, como optar por uma aproximação mais tática esperando pelo cair da noite (podemos avançar no tempo), infiltrando-se silenciosamente no local do objetivo.

O multiplayer é um grande extra a juntar à vasta experiência singleplayer. Nele iremos encontrar 4 modos de jogo (Deathmatch, Team Deathmatch, Capture The Diamond e Uprising) bem como 6 classes diferentes e 14 mapas de origem. Para não bastar ainda nos brindam com um editor de mapas em tempo real, bastante intuitivo de forma a que pessoas que nunca criaram mapas anteriormente possam dar asas à imaginação e criar verdadeiros campos de batalha, enriquecendo ainda mais o modo multiplayer.

Graficamente Far Cry 2 é absolutamente espantoso! A equipe da Ubisoft viajou de propósito até África para recolher variadíssimas informações à cerca do ambiente que se vive por lá, bem como de toda a flora e fauna, conseguindo tornar o jogo realmente credível. Os personagens estão super detalhados, bem como as armas, veículos e todo o ambiente envolvente.

Impressionante é também a recriação de diversos elementos naturais, tais como o fogo que se propaga de forma realista, o vento que se manifesta em toda a vegetação, e o ciclo noite/dia, onde 1 minuto na vida real corresponde a 5 minutos no jogo.

No que diz respeito ao som, esse está muito bom e detalhado. E quanto aos diálogos?Esses sim mudam quando se trata de um personagem. Alguns personagens não parecem suficientemente convincentes a falar, e abordam-nos duma maneira que por vezes, apesar de ser a primeira vez que nos vêem, parece que já nos conhecem há muito, e acaba por ser um pouco estranho.

Far Cry 2 proporciona-nos muitas e longas horas de divertimento, tanto a seguir a história como simplesmente a fazer o que nos der na cabeça. As vastas paisagens africanas dão uma enorme sensação de liberdade, por onde nos podemos deslocar sem restrições.

Os modos multiplayer e o editor de mapas vêm dar uma enorme longevidade à já longa experiência singleplayer.

Que tal na próxima postagem falarmos do grande Army of Two?É um Review exclusivo para Xbox 360.Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário