segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter 2 Review para Xbox 360!Exclusivo para você!

No espaço de um ano, chegaram até nós dois títulos pela mão da Ubisoft, com o nome de Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter (GRAW - como é conhecido pela comunidade online). O que os difere? É isso que iremos ver nesta análise, mas podemos desde já dizer que este Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter 2 é maior e melhor, é como que um quadro bonito que foi retocado aqui e ali até se tornar numa obra-prima.Podemos começar por dizer que o título do ano de 2006, foi tão e somente, como o melhor shooter online na nossa consola. Ainda hoje e até à data de lançamento de Ghost Recon Advanced Warfighter 2 ainda era um dos mais jogados, mesmo depois do lançamento de Gears of War. De fato, Gears marcou a curta vida da nossa XBOX360, pela qualidade estrondosa dos seus gráficos, levando alguns a dizer – como eu próprio – que seria difícil termos gráficos com tamanha qualidade num futuro próximo. Felizmente, nos enganamos! Ghost Recon Advanced Warfighter 2 apresenta os melhores visuais apresentados até hoje num videojogo para consolas, e consegue melhorar o que tinha sido feito, brilhantemente, na versão do ano passado.

As comparações entre os dois jogos são inevitáveis, e por isso todas e quaisquer análises a Ghost Recon Advanced Warfighter 2 estão intimamente ligadas à primeira versão do jogo. Obviamente, o fator surpresa do primeiro jogo não está presente nesta obra, por isso os seus produtores tiveram que melhorar tudo o que havia para melhorar, tudo o que tinha ficado menos bem no primeiro foi melhorado em Ghost Recon Advanced Warfighter 2. Isto até a Ubisoft se lembrar de reinventar a fórmula para a terceira versão – que considero obrigatório fazer – quem sabe voltar às raízes da série Ghost Recon...

Uma vez mais, o Capitão Scott Mitchell é chamado ao país vizinho (México) para limpar a confusão que deixou instalada no ano anterior. O país está em guerra civil e a possibilidade de os confrontos alastrarem para os Estados Unidos é uma realidade. Por isso, os Ghosts são chamados a intervir para outra vez evitar uma catástrofe. A história é contada em tempo real, dando um maior suspense ao jogo, mas sempre na linha do que havíamos visto na interação anterior – a continuidade é a palavra de ordem.Os controlos foram melhorados e a inteligência artificial também, dando uma nova vida ao sistema de combate em Ghost Recon Advanced Warfighter 2. O novo modo de cobertura é muito intuitivo (muito ao estilo de Rainbow Six Vegas), é fácil usar a cobertura e sair dela para atacar com efetividade. Os inimigos são também mais espertos, sabem achar cobertura, e flanquear-nos quando a nossa posição está comprometida. Os nossos parceiros de armas são o exemplo da melhor inteligência artificial num jogo deste gênero. Sabem esconder-se, aguardar ordem de fogo, e acima de tudo conseguem indicar onde estão os inimigos e quantos são – muito bem feito Ubisoft.

Para ajudar à festa, e continuando no campo das novidades, o novo Cross-Com é um passo de gigante comparativamente ao primeiro. Podemos interagir com tudo o que é posto ao nosso dispor, desde os nossos homens, o MULE, tanques, helicópteros, o drone e até jactos dispostos a largar bombas nos alvos por nós indicados. É muito intuitivo e conseguimos uma imersão a todos os níveis superior ao jogo anterior. Podemos saltar para a pele dos nossos aliados, e através do seu Cross-Com dar ordens aos companheiros de equipe. Podemos também ordenar um bombardeamento num determinado alvo e depois com um simples botão saltar para esse veículo e ver os acontecimentos decorrer na primeira pessoa.

Como disse acima, temos ao nosso dispor um novo instrumento – MULE – que serve para nos reabastecer durante a batalha e até servir de cobertura em alguns pontos do mapa onde estamos totalmente a descoberto. É muito útil tê-lo por perto pois é importante podermos mudar de arma durante as missões, para abater atiradores furtivos ou até veículos em fuga. Todos estes acessórios tornam este Ghost Recon Advanced Warfighter 2 muito mais fácil de se bater, até no nível mais difícil conseguimos passar o jogo num abrir e fechar de olhos – mas mesmo assim é bastante enriquecedor.

No que diz respeito ao Multiplayer – e é aí que os jogos hoje em dia ganham ou perdem para a demais concorrência – Ghost Recon Advanced Warfighter 2 é um vencedor por natureza. Os gráficos foram muito melhorados comparativamente a Ghost Recon Advanced Warfighter, mais efeitos de luz e fumos, e as diferentes alturas do dia em que os mapas podem ser jogados, tornam este jogo um verdadeiro colosso online.Sem fugir muito ao que foi feito no passado, Ghost Recon Advanced Warfighter 2 apresenta-nos uma campanha cooperativa maior e melhor, onde temos que levar a cabo todos os objectivos primários e secundários se quisermos ser bem sucedidos, o espírito de equipa deve vir ao de cima se as quisermos completar com a eficácia desejada.Relativamente aos restantes modos online, temos muito mais opções e armas ao nosso dispor, mas acima de tudo mapas, muitos mapas que garantem a longevidade deste título por muitos e bons meses.

Não podemos deixar de referir que os gráficos de Ghost Recon Advanced Warfighter 2 são absolutamente fenomenais – alguns parecem loucos por gráficos mas o mercado a isso nos obriga, consoles de última geração, televisões de alta definição, enfim ... só falta mesmo os jogos para mostrarem o que a alta definição é na realidade. E Ghost Recon Advanced Warfighter 2 faz esse serviço como nenhum título até hoje o fez. É impossível alguém ficar indiferente ao modo como o fumo ganha vida neste jogo quando o vento sopra ou é afastado pelo rotor de um helicóptero. E as explosões são efectivamente as mais espectaculares que já vimos nas nossos consoles. Também o som se manteve a um nível elevado mas poucas alterações sofreu relativamente ao seu irmão mais velho. Em equipa que ganha não se mexe – e resultou.

A Ubisoft presenteou-nos com um jogo em tudo maior e melhor. Mas ficamos também com a certeza, que só mudando a fórmula é que a série Ghost Recon poderá ter a continuidade que todos desejamos. Por agora, deliciem-se com este título fantástico e com os muitos meses de puro divertimento online que estão pela frente.

Gostou do nosso Review?Até a próxima no Review Halo 3!

Nenhum comentário:

Postar um comentário