terça-feira, 21 de abril de 2009

Winning Eleven:Pro Evolution Soccer 2008 Review


As novidades sobre o esperadíssimo PES 2008!
Quando o assunto é futebol digital, ultimamente não há outra resposta, é Winning Eleven na cabeça! Nos últimos anos esse jogo tem se tornado uma febre tamanha que seu concorrente, FIFA, tem caído bastante no gosto dos gamers fãs do esporte. Entretanto, nesse ano a Electronic Arts mudou novamente seu conhecido game de futebol de tal forma que muitas pessoas voltaram a ter olhares para a franquia. O trabalho feito com o novo FIFA é digno de elogios e da atenção dos fãs do soccer. Daí vem a pergunta que não quer calar: Como será então o novo Winning Eleven?
Nós finalmente colocamos as mãos na versão européia do jogo! E acreditem, FIFA tem novamente um páreo duro pela frente! No geral, o mesmo comentário feito para FIFA pode ser aplicado para o novo Winning Eleven : Pro Evolution Soccer 2008, é um game de futebol digno da next-gen. Não que o jogo seja ou esteja perfeito, mas está no caminho certo!
Para começar os gráficos realmente receberam um novo tratamento, sendo que a torcida não é mais um borrão e os jogadores realmente são parecidos com suas contrapartes no mundo real! É incrível a semelhança de jogadores como Ronaldinho e Cristiano Ronaldo! A movimentação deles também está muito mais solta e realista, principalmente quando um jogador mais habilidoso demonstra um drible mais complexo, sendo possível ver todos os movimentos utilizados para a execução do drible! Mas, como já citado, não chega a ser perfeito. É possível perceber pequenos deslizes na torcida, principalmente se esta for vista de perto. O mesmo pode ser dito de alguns jogadores, que não receberam o mesmo tratamento visual que um Ronaldinho da vida, porém isso não chega a ser tão facilmente percebível, o que não tira o brilho do jogo. O som também não fica devendo! Gritos e cantos de cada torcida simplesmente empolgam quem joga! As canções mais famosas de cada seleção podem ser facilmente ouvidas, especialmente se você estiver controlando o time da casa.
Agora falando da jogabilidade, vamos esclarecer logo uma das principais dúvidas dos fãs: o sistema TeamVision realmente funciona! Para quem ainda não sabe, esse sistema de Inteligência Artificial trouxe uma interessante novidade ao jogo, onde agora é possível ver os jogadores adversários se adaptando ao seu estilo de jogo, visando formar uma marcação ainda mais acirrada! Muitos duvidaram, mas o sistema não só existe como funciona! Como tudo no jogo, ele não chega a ser perfeito, mas é uma adição muito boa, que pode ser ainda mais explorada no futuro. Em se tratando desse PES, na medida em que você vai fazendo uma jogada de ataque, a zaga adversária vai fechando a marcação ou mudando seu esquema tático, visando impedir que tal jogada possa acontecer novamente. Esse novo sistema torna o jogo ainda mais desafiador e será possível vê-lo em ação ainda mais nos níveis de dificuldade mais altos. E pode ficar sossegado, pois não há a necessidade de ficar mudando seu esquema tático a todo o momento, bastando apenas ser bem criativo para criar uma nova jogada de ataque.
E não pense que fica apenas na zaga! A IA desse jogo está realmente melhorada e consegue executar contra-ataques e jogadas bem agressivas! Para deixar as coisas ainda mais interessantes os goleiros também foram melhorados. Agora eles aparentam ser bem mais profissionais, deixando de dar tantas oportunidades de rebote. Em chutes mais fortes, se o goleiro tiver que espalmar, ele sempre tentará fazer isso para as laterais, como qualquer goleiro profissional de verdade, diminuindo assim as chances de um gol de rebote. Isso sem falar que sua própria zaga, e às vezes até um volante central, tentarão fechar os espaços de um possível atacante que esteja posicionado para tentar um gol, no caso do goleiro não conseguir espalmar para os lados.
Isso sem deixar de mencionar a semelhança dos jogadores no aspecto técnico! Ronaldinho ou Cristiano Ronaldo, por exemplo, são simplesmente ágeis e são capazes de executar os dribles mais impressionantes já vistos na franquia! Se for dado espaço para Kaká, sua arrancada típica poderá ser vista e será difícil pará-lo sem uma falta! Ah! Falando em faltas, até a malandragem foi inserida! Você agora terá uma opção para simular ou incrementar uma falta recebida (ou um tranco que normalmente não seria falta). Essa novidade não chega a atrapalhar ou influenciar tanto o jogo, mas o incrementa, dando um aspecto mais legal e real. Daí você deverá tomar ainda mais cuidado com as entradas mais fortes, para que seu adversário não transforme um lance simples numa falta perigosa ou até mesmo num pênalti. Falando neles, é possível perceber que as faltas e lances como um passe “um-dois” continuam como antes. Já os pênaltis sofreram uma pequena modificação. Quando você for defender um pênalti contra a IA, você terá uma nova visão lateral do goleiro, que visa facilitar a defesa! Agora, basta ter um bom reflexo.
Além disso, o jogo tem novas licenças, principalmente de seleções, como Brasil e Portugal, mas sem deixar de lado os times. Entretanto muitos times ainda ficaram de fora, como os da Premier League inglesa. Ainda bem que a Konami também incluiu novidades no editor de times, permitindo que você praticamente recrie a camisa e nomes de qualquer time! E para tornar as coisas ainda mais interessantes, se você tiver a câmera (nas versões de PS3 e Xbox360. Ainda não conseguimos confirmar se essa função estará disponível para o PS2 e PSP), você poderá tirar uma foto de uma logo do time ou patrocinador para colocá-la na camisa de um time!
Com isso, o jogo torna-se ainda mais interessante, fazendo desse jogo não somente um verdadeiro título next-gen, mas também o melhor Winning Eleven já feito! Ainda não está perfeito e muitas coisas podem ser melhoradas. Mas as mudanças já apresentadas mostram um ótimo trabalho, que não deixa a dever para o novo FIFA. Agora, cabe a você amigo jogador, escolher qual o melhor futebol!

Info:
Plataforma:Playstation 3
Também disponível para:Playstation 2 e PSP
Data de lançamento:
Europa:26/10/2007
Japão: 31/12/2007
EUA: a ser anunciado em 2008
Distribuída por: Konami
Desenvolvida por: Konami
Gênero: Esporte
ESRB Rating (censura): Livre
Nota: 9.8 / 10.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário